Brasil

Caixa d’água derrete com calor e impressiona moradores no Rio de Janeiro

Uma caixa d’água derretida impressionou os moradores de Bangu, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, na tarde desta terça-feira (18). De acordo com os moradores do bairro, o calor foi intenso durante todo o dia, e a durante a tarde, passou dos 40ºC.

Um vídeo, feito por Romário Braga, morador da região, mostra a caixa derretida postada nas redes sociais. Ele afirmou que o calor foi muito forte na região durante a tarde. Os moradores ficaram se perguntando se é possível que apenas a temperatura tenha causado o derretimento.

Vídeo mostra a caixa derretida sob forte calor.

Procuramos saber o motivo e conseguimos achar. Em conversa com o professor de engenharia civil, Osmar Brandão Cardoso, explica que as fibras de polietileno, material que é feito a maioria das caixas, tem limitações de temperatura e não é raro o derretimento acontecer. Ele explicou ainda que a caixa deve ter uma proteção, evitando o contato direto com o sol. Com isso, a duração do material será maior.

Tarde de terça-feira foi a mais quente de 2018

De acordo com o Climatempo, a tarde desta terça (18) foi a mais quente de 2018 até agora na cidade do Rio de Janeiro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 40,6°C na estação meteorológica de Santa Cruz, na zona oeste carioca. O recorde anterior era de 39,6°C no dia 13 de dezembro. Nesta mesma região, na base aérea de Santa Cruz, a sensação térmica às 14 horas chegou aos 43°C com temperatura real do ar de 38°C.

O Rio de Janeiro vem registrando sucessivamente temperaturas acima dos 37°C desde o dia 12 de dezembro. Apenas no domingo, 16, a máxima baixou para 34,5°C.

Esta foi a primeira vez este ano que a temperatura alcançou o dígito dos 40°C  no Rio de Janeiro. A última vez que isto ocorreu foi no dia 16 de novembro de 2017, quando a temperatura chegou aos 40,5°C. No ano passado, a maior temperatura em dezembro na capital fluminense foi de 39,0°C.

Não há previsão de entrada ar frio para chegar ao Rio de Janeiro até o fim da semana. Com a expectativa de muitas horas com sol forte e pouca chuva, a cidade do Rio de Janeiro pode esquentar um pouco mais.

A capital fluminense poderá ter algumas pancadas de chuva a partir da tarde até a sexta-feira, 21 de dezembro, quando se inicia oficialmente o verão. Mas no primeiro sábado do verão, 22 de dezembro, em uma situação pré-frontal, a chance de chuva é baixa na cidade do Rio e o termômetro pode bater novamente (e até passar uns décimos) na marca dos 40°C.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios