Marinha envia grupo de fuzileiros navais para o Norte do ES com possível chegada de óleo

Por Rafael Ribeiro 06/11/2019 - 09:58 hs

A Marinha do Brasil enviou nesta terça-feira 05, um destacamento operativo de fuzileiros navais, com cerca de 30 militares para os municípios de Conceição da Barra e São Mateus.

De acordo com a Marinha, o objetivo do envio do destacamento, é um trabalho de prevenção e acompanhamento da possível chegada de manchas de óleo no litoral capixaba. Participam também da operação a Agência Nacional do Petróleo e o Ibama.


MUTIRÃO PERCORRE LITORAL MATEENSE EM BUSCA DE POSSÍVEIS MANCHAS DE ÓLEO

Na manhã desta terça-feira (05), um mutirão foi formado para percorrer parte do litoral mateense em busca de possíveis manchas de óleo. Representantes da Prefeitura de São Mateus, Defesa Civil, Ibama e Corpo de Bombeiros, juntamente com pescadores e moradores locais monitoraram as praias de Barra Nova Norte, Barra Nova Sul e Urussuquara.


FECHAMENTO PROVISÓRIO DOS CURSOS HÍDRICOS
Com a possibilidade da chegada do óleo ao litoral mateense, vêm sendo discutidos métodos de fechamento provisório dos cursos hídricos, minimizando o impacto ambiental. O Município está antecipando as ações. O prefeito Daniel Santana tem uma preocupação enorme com as inúmeras famílias que dependem da pesca no Município e dos comerciantes que dependem do turismo.

Mesmo que a chegada do óleo se concretize, tudo está sendo preparado para que o trabalho de forma sincronizada com os órgãos ambientais, entidades organizadas e sociedade civil crie condições para que a população e os turistas não sintam o impacto.