Norte/Noroeste

Prefeitura de São Mateus homenageia médicos cubanos

O motivo foi uma confraternização de despedida num café da manhã no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.

Na manhã desta sexta-feira (23), 13 dos 15 médicos cubanos que atuavam em São Mateus por meio do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, foram recepcionados pelo Prefeito Daniel Santana, juntamente com o Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador e sua equipe. O motivo foi uma confraternização de despedida num café da manhã no Auditório do Centro Administrativo da Prefeitura.

O Titular da Secretaria de Saúde, Henrique Follador, explicou aos presentes o objetivo da reunião: “Criamos aqui um ambiente simples e fraterno de acolhimento para essa despedida. Este é um momento de agradecimento, conforto, alegria e partilha”. Durante a homenagem o Prefeito Daniel Santana agradeceu a atuação dos profissionais no Município. “A população vai sentir muito a falta de vocês, pois gostou do trabalho de todos aqui no Município”, declarou.

Na ocasião, alguns médicos cubanos expressaram sua satisfação em trabalhar em São Mateus. Um deles, o cubano Carlos Leonides Trujillo Gonsalez já esteve em 6 missões internacionais como médico. Ele trabalhou em São Mateus por 1 ano e 3 meses em postos nos bairros Bom Sucesso, Litorâneo e Santa Maria. Ele expressou sua satisfação ao trabalhar em São Mateus.

“Queremos agradecer a recepção que tivemos ao vir para cá. Aqui temos médicos que abriram mão de estar com suas famílias para vir a São Mateus ajudar a quem precisa. Todos os médicos saem daqui com a consciência de que ajudou um pouquinho a humanidade. Vocês são pessoas amorosas. Não temos nenhuma queixa de vocês”, declarou o médico.

A médica cubana Annia Garcia Milanes atuou por 1 ano em três meses no Posto de Saúde de Nestor Gomes e também compartilhou com os presentes a sua experiência ao trabalhar no Município, onde relatou que alguns pacientes foram se despedir dela com muita tristeza.

“Eu não sabia o quanto nós éramos queridos pela população de São Mateus, o qual eu agradeço por todo carinho. Também estamos gratos pela atenção recebida pela Prefeitura desde o primeiro momento em que chegamos aqui. Fico grata a todos os profissionais de saúde que trabalharam comigo” relatou.

Prefeitura fez uma escala especial de atendimento médico, veja:

A Secretaria Municipal de Saúde de São Mateus elaborou uma escala especial de atendimento médico por turno para evitar maiores transtornos no atendimento médico à população para que não fique sem atendimento nos bairros onde há vacância dos médicos cubanos.

A medida será adotada até a reposição dos profissionais pelo Programa “Mas Médicos”. O novo Edital foi publicado nesta terça, (20), e prevê o início das atividades  dos novos médicos a partir de 3 de dezembro até a data-limite de 7 de dezembro.

Confira abaixo os bairros e seus respectivos dias de atendimento da escala especial:

Aroeira: Terça e Quinta

Aviação: Terça e Quinta

Bom Sucesso: Segunda e Quinta

COHAB: Segunda e Quarta

Guriri I: Segunda e Quarta

Guriri II: Terça e Quinta

Guriri III: Segunda e Sexta

Ideal: Terça e Quinta

Km 23: Terça e Quinta

Km 29: Quarta e Sexta

Km 35: Segunda e Quarta

Litorâneo: Segunda e Quarta

Morada do Ribeirão: Segunda e Quarta

Nativo: Sexta

Nestor Gomes I: Terça e Quinta

Nestor Gomes II: Segunda e Quarta

Nova Lima: Terça e Quarta

Paulista: Quarta e Sexta

Pedra D’água: Terça e Quinta

Porto: Terça e Sexta

Santa Maria: Terça e Quinta

Santa Tereza: Terça e Sexta

Santo Antônio: Terça e Quinta

São Pedro: Quarta e Sexta

SEAC: Segunda e Quarta

Sernamby: Terça e Quinta

Vila Nova I: Terça e Quinta

Vila Nova II: Segunda e Quarta

Vitória: Segunda e Quinta.

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios